rendimento: 6 tortinhas preparo: 45 MINUTOS dificuldade:

Torta de Banana com Creme Crocante de Ovomaltine

Ingredientes

Massa:

½ tablete de manteiga sem sal (100 g)

¼ de xícara (chá) de açúcar refinado (40 g)

1 gema peneirada (25 g)

1 colher (chá) de essência de baunilha (3 g)

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (180 g)

Recheio:

3 bananas-nanicas médias (300 g)

¼ de xícara (chá) de açúcar refinado (40 g)

2 embalagens de Creme Crocante Ovomaltine® (760 g)

Variação

Substitua as bananas por geleia de morango ou frutas vermelhas.


descrição

Preparo

Comece pela massa: na batedeira, bata a manteiga e o açúcar com o batedor tipo raquete, até que fique uma mistura esbranquiçada. Adicione a gema peneirada, a essência de baunilha e, por fim, a farinha de trigo, misturando somente o necessário para incorporá-la aos demais ingredientes.

Leve a massa à geladeira por uma hora. Após esse tempo, abra-a sobre uma superfície polvilhada com farinha, até que atinja 0,5 cm de espessura, e utilize a para cobrir 6 assadeiras redondas para tortas, de fundo removível, com 6 cm de diâmetro e 2 cm de altura. Para que a massa não infle enquanto assa, fure-a com um garfo, cubra-a com papel-alumínio e coloque grãos de feijão sobre o papel-alumínio. Leve ao forno, a 180 ºC, por cerca de 30 minutos, ou até que fique levemente dourada nas bordas. Retire do forno, remova o papel-alumínio com os feijões e deixe a massa esfriar.

Faça o recheio: pique as bananas em rodelas, misture o açúcar e leve ao fogo médio para cozinharem, até adquirirem coloração dourada. Deixe esfriar.

Monte a torta: espalhe as bananas sobre a massa e cubra-as com o Creme Crocante Ovomaltine®. Leve à geladeira até o momento de servir.